1.
Os extintores usados em incêndios classe "D" são identificados por meio de:
2.
Se o vento está soprando numa direção perpendicular ao cais onde vou atracar, com o cais a sotavento, então devo aproximar meu barco do cais de forma:
3.
Qual o nome dado a uma abertura no costado ou na antepara de uma superestrutura, de forma normalmente circular, para dar luz e ventilação a um compartimento?
4.
Como se chama o ato de largar a embarcação que está ligada ao cais, passando a mesma à condição de embarcação em movimento?
5.
O ato de parar a embarcação prendendo-a a uma âncora que será fixada em determinado local, é chamado de:
6.
De acordo com o Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamentos no Mar (RIPEAM), uma embarcação que está sendo ultrapassada deve:
7.
Uma moto aquática em movimento nas proximidades de uma embarcação à vela, também em movimento, fora de canais estreitos, de esquema de separação de tráfego ou de situação de ultrapassagem, deverá tomar que atitude em relação a tal embarcação?
8.
Dentre as alternativas abaixo, assinale que tipo de tença (fundo) deverá ser escolhido para o fundeio de nossa embarcação para que a âncora permaneça bem firme, sem sair do local em que foi lançada:
9.
Os cabos (espias) passados do barco ao cais, partindo da proa e dirigindo-se para ré, e partindo da popa e dirigindo-se para vante (frente) são chamados de:
10.
A maior largura de um barco, medida de borda a borda é chamada de::
11.
Para atracar com vento e/ou correnteza perpendicular ao cais devo me aproximar do cais:
12.
Num canal ou rio, principalmente estreito, a embarcação maior (mais de 20 metros) tem em relação à embarcação miúda:
13.
Basicamente o leme se divide em:
14.
Devemos marcar o exato local em que a âncora está presa (unhada) no fundo com o uso de uma:
15.
Quando estamos com máquinas engatadas (acionadas) para ré, o barco obviamente se deslocará para ré. Se neste momento girarmos o timão para boreste o leme e a popa se voltarão para:
16.
O que pode ser improvisado e usado como defensa numa atracação?
17.
O leme de um barco, posicionado na popa, dará a direção desejada para um barco. Quando giramos o timão para a direita, um barco em movimento também tomará a direção de boreste e o leme terá um ângulo:
18.
Quando uma embarcação está sem propulsão, sem condição de manobrar e sendo arrastada pelos ventos e marés, ela está:
19.
É um fator que não altera as condições de manobra da embarcação:
20.
Numa atracação com vento ou corrente, paralelos ao cais, deverei aproximar:
21.
Quando estamos com o barco se deslocando para vante (para frente), dizemos que o hélice está girando no sentido horário e jogando a água para:
22.
Qual o mais aconselhável e mais rápido procedimento para se analisar e descobrir a profundidade de um local de fundeio?
23.
A boia de arinque que é utilizada por embarcações de grande porte, serve para:
24.
Como se chama o invólucro do casco de uma embarcação abaixo da linha d´água?
25.
São as partes curvas do costado de um bordo e de outro da embarcação, nas proximidades da proa:
26.
Os cabos usados para amarrar uma embarcação no cais, trapiche, porto etc, são chamados de:
27.
Com relação ao hélice, podemos dizer que é uma:
28.
Para arrancarmos a âncora (suspender) devemos posicionar o barco de forma que a amarra esteja na posição:
29.
O nome dado a um ancorote com quatro braços curvos e usado para fundear embarcações miúdas, chama-se:
30.
Para arrancar uma âncora devemos posicionar nosso barco exatamente sobre a âncora e arrancá-la quando a amarra estiver no sentido vertical. Este ato de arrancar a âncora do fundo é chamado de: