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Conhecimentos Gerais – Módulo 2
1.
Durante uma atracação devemos nos aproximar do cais formando, entre o rumo do barco e o cais um ângulo oblíquo e, na medida possível:
com o vento e a correnteza entrando pela popa do barco
com o vento e a correnteza entrando pelo través do barco
de forma paralela ao cais
contra o vento e a correnteza
a favor do vento e correnteza
None
2.
Quando se deseja retornar a navegar no rumo oposto exatamente em cima da esteira (marca deixada pelo hélice) na manobra de guinada deve-se usar a:
Manobra de scharnow
Curva de putin
Curva de boutakow
Curva de giro rápido
Manobra yanke
None
3.
Assinale a alternativa CORRETA sobre moto-aquática:
Os modelos existentes atualmente são iguais quanto ao equilíbrio e o movimento necessário para se manter estável
Essas embarcações possuem, normalmente, propulsão a jato d'água e chegam a desenvolver velocidades inferiores a 30 nós.
Sua manobrabilidade está condicionada a diversos fatores, tais como o estado e as condições da água e vento, não sendo considerada a habilidade e prática do condutor com o tipo de veículo
É permitido o emprego deste tipo de embarcação para reboque, seja de outra embarcação, de pessoas praticando esqui aquático ou atividades similares.
As motos aquáticas a partir de três lugares e as empregadas no serviço de salvamento da vida humana e em esportes aquáticos do tipo tow-in surf estão isentas da proibição de reboque
None
4.
De acordo com o Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamentos no Mar (RIPEAM), se você está navegando à noite com sua lancha e avista, na direção de sua proa, uma luz encarnada, no sentido horizontal, em movimento, certamente você avistou outra embarcação navegando. No exato momento em que você a avistou, essa embarcação está:
Se afastando de sua lancha
Em rumo cruzado com sua lancha
Se aproximando, sem risco de abalroamento
Ultrapassando sua lancha
Roda a roda com sua lancha
None
5.
A parte do casco que fica acima do plano de flutuação em plena carga é chamada de:
Lastro.
Quilha.
Superestrutura.
Obras Mortas.
Obras Vivas.
None
6.
Uma luz verde a boreste e encarnada a bombordo, visível em setores de 112,5º desde a proa até 22,5º por ante-a-ré do través, chama-se:
Luz de popa
Luz de alcançado
Luz de reboque
Luzes de bordos
Luz de mastro
None
7.
Quando estamos com máquinas engatadas (acionadas) para ré, o barco obviamente se deslocará para ré. Se neste momento girarmos o timão para boreste o leme e a popa se voltarão para:
Sotavento
Bombordo
Barlavento
O través
Boreste
None
8.
O que é amarra?
Cabo que serve para prender a âncora na boia
Corrente ou cabo que serve para prender a âncora ao escovem da embarcação
Corrente ou cabo que serve para prender a âncora ao paiol da amarra ou ao convés da embarcação
Corrente que serve para prender a âncora ao anete
Corrente ou cabo que serve para prender a âncora ao porão da amarra
None
9.
Timoneiro é o tripulante que manobra a embarcação de esporte e recreio por ordem e responsabilidade do Comandante. Sendo uma embarcação a motor, o Timoneiro deverá ter idade superior a 18 anos e deverá ter no mínimo a habilitação de:
Arrais Amador
Capitão Amador
Mestre Arrais
Mestre Amador
Motonauta
None
10.
De acordo com o Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamentos no Mar (RIPEAM), em uma condição de visibilidade restrita você ouve toques de sino rápidos durante cinco segundos, em intervalos não superiores a um minuto, significa que há uma embarcação:
De comprimento inferior a 100 metros, fundeada
No centro do canal
De comprimento igual ou superior a 100 metros, fundeada
De propulsão mecânica parada sob máquinas
De propulsão mecânica em movimento
None
11.
Na situação de rumos cruzados, quem tem preferência de passagem?
A que está empregando maior velocidade
A que tem maior tonelagem, ou seja, maior porte (tamanho)
Nenhuma delas, as duas guinam para os bordos opostos
A que avistar a outra pelo seu bombordo, isto é, a que vê a luz verde da outra embarcação
A que avistar a outra pelo seu boreste, isto é, a que vê a luz encarnada da outra embarcação
None
12.
De acordo com o Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos No Mar (RIPEAM), no meio de um forte nevoeiro uma embarcação detectou no radar a presença de outra embarcação por ante-a-vante de seu través, com risco de abalroamento, mas constatou que tem preferência sobre a embarcação detectada. Neste caso, ela deverá:
Soar toque de sino a vante, seguido de toque de gongo a ré
Soar dois apitos longos de dois em dois minutos e reduzir a velocidade ao mínimo que lhe permita manter seu rumo
Soar um apito longo em intervalos não superiores a dois minutos e reduzir a velocidade ao mínimo que lhe permita manter seu rumo
Soar 3 badaladas distintas de sino reduzir a velocidade
Soar quatro apito curtos e reduzir a velocidade ao mínimo que lhe permita manter seu rumo
None
13.
Uma embarcação que está alcançando outra tem preferência de passagem, ou não? E como deve se proceder tal manobra?
Sim, a que está com menor velocidade, a frente da outra, deverá manobrar para dar passagem a que está alcançando
Sim, a que está com maior velocidade (alcançadora), deverá manobrar para passar pela outra, à frente
Não, a que está com maior velocidade (alcançadora), deverá manobrar para passar pela outra, à sua frente
Não, a que está com menor velocidade, a frente da outra, deverá manobrar para dar passagem a que está alcançando
Sim, a que está com menor velocidade, a frente da outra, deverá manter seu rumo para dar passagem a que está alcançando
None
14.
No balizamento fluvial e lacustre, caso uma travessia mais dificil ou um trecho do rio realmente crítico à navegação exijam sinais luminosos, os sinais da margem direita exibirão:
Luz encarnada
Luz amarela
Luz branca
Luz azul
Luz verde
None
15.
São dois cotes, um dado contra o outro, de modo que os dois chicotes saiam por entre eles, em sentidos contrários. Usado para fixar o chicote em mastro, verga, malagueta ou cunho. De que nó ou volta estamos falando?
Meia volta
Volta da ribeira
Volta do fiador
Lais de guia
Volta do fiel
None
16.
Assinale qual das alternativas abaixo caracteriza a navegação interior
A navegação realizada para apoio logístico a embarcações e instalações em águas territoriais nacionais e na zona econômica exclusiva, que atuem nas atividades de pesquisa e lavra de minerais e hidrocarbonetos
A navegação realizada entre portos brasileiros e estrangeiros
A navegação realizada exclusivamente nos portos e terminais aquaviários para atendimento de embarcações e instalações portuárias
A navegação realizada em hidrovias interiores, assim considerados rios, lagos, canais, lagoas, angras, enseadas, baias e área marítimas consideradas abrigadas
A navegação realizada entre portos ou pontos do território nacional
None
17.
Durante a noite, num canal de acesso a algum porto, ao me deparar com uma luz branca com lampejos, posso estar diante de uma:
Boia de canal de acesso
Boia lateral de bombordo
Boia de perigo isolado
Boia de canal preferencial a bombordo
Boia lateral de boreste
None
18.
Em que situação a embarcação que tem a preferência poderá manobrar para evitar abalroamento?
Quando avistar a outra pelo seu través
Quando a outra a quem cabe manobrar não o está fazendo para evitar um abalroamento
Quando avistar a outra por bombordo
Quando o mar estiver calmo
Quando a outra não atender a fonia
None
19.
Qual é o canal em VHF, usado para chamada e socorro?
Canal 8
Canal 12
Canal 6
Canal 16
Canal 20
None
20.
As âncoras são, peças metálicas, capazes de:
Prender no fundo (unhar), para permitir que a embarcação se mantenha fundeada, ou seja, sem se deslocar da posição
Fundear nos fundeadouros de qualquer tença
Prender no fundo, para permitir que a embarcação garre
Fundear nos fundeadouros com vento forte ou correnteza, para evitar que a embarcação garre
Unhar com o cabo de fundeio amarrado próximo ao motor, pois o peso do motor\r\npoderá somar-se à tração vertical do cabo provocando melhoria no fundeio
None
21.
As despesas relativas ao recolhimento e guarda de uma embarcação apreendida será de responsabilidade do (a):
Proprietário ou armador
Capitania dos portos
Comandante
Estaleiro construtor
Autoridade que apreendeu
None
22.
Segundo a NORMAM-211, são consideradas embarcações miúdas:
Com comprimento inferior ou igual a seis (6) metros
Com comprimento inferior ou igual 5 metros ou menor que 8 metros que apresentem convés aberto ou convés fechado, sem cabine habitável e sem propulsão mecânica fixa e que, caso utilizem motor de popa, este não exceda 50hp.
Com comprimento inferior a oito (8) metros
Com comprimento inferior a doze (12) metros
Os botes infláveis, com ou sem fundo rígido
None
23.
33. Assinale a alternativa CORRETA:
Área 2 - áreas desabrigadas, onde eventualmente sejam observadas ondas com alturas significativas e/ou combinações adversas de agentes ambientais, tais como vento, correnteza ou maré, que facilitam o tráfego das
Área 1 - áreas abrigadas, tais como lagos, lagoas, baías, rios e canais, onde normalmente não sejam verificadas ondas com alturas significativas que não apresentem dificuldades ao tráfego das embarcações.
Área 1 - áreas desabrigadas, tais como lagos, lagoas, baías, rios e canais, onde normalmente não sejam verificadas ondas com alturas significativas que não apresentem dificuldades ao tráfego das embarcações.
Área 2 - áreas parcialmente abrigadas, onde eventualmente sejam observadas ondas com alturas significativas e/ou combinações adversas de agentes ambientais, tais como vento, correnteza ou maré, que facilitam o tráfego das embarcações.
Área 1 - áreas parcialmente abrigadas, tais como lagos, lagoas, baías, rios e canais, onde normalmente não sejam verificadas ondas com alturas significativas que não apresentem dificuldades ao tráfego das embarcações.
None
24.
Em todos os portos brasileiros, ao entrar no porto com sua embarcação, vindo do mar aberto você deverá deixar por boreste de seu barco as boias laterais de cor:
Verde
Encarnada (vermelha)
Amarela
Verde e encarnada (vermelha)
Branca
None
25.
O sistema de balizamento poderá ser dotado de um sistema que emite um sinal na tela do radar e que facilita, portanto, a sua identificação. Como se chama este dispositivo?
Gama
Interscan
Racon
Navcan
Delta
None
26.
De acordo com o Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamentos no Mar (RIPEAM), em uma embarcação que navega em um canal estreito em que a ultrapassagem não é segura sem a concordância de ambos, qual é a sequência correta de apitos para indicar a intenção de ultrapassagem de outra embarcação por bombordo dela?
Um curto, um curto, um longo, um longo
Um logo, um curto
Um longo, um curto, um longo, um curto
Um longo, um longo, um curto, um curto
Um longo, um longo, um curto
None
27.
Uma luz branca contínua situada tão próximo quanto possível da popa, ou no espelho de popa, visível apenas de quem vem de ré, num setor horizontal de 135º, chama-se?
Luz de popa
Luz de bordo
Luz de alcançado
Luz de reboque
Luz de mastro
None
28.
O balizamento que indica perigo isolado, possui as cores:
Preta e encarnada em listas verticais
Branca e preta em listas horizontais
Branca e encarnada em listas verticais
Encarnada e amarela em duas metades
Preta e encarnada em listas horizontais
None
29.
De acordo com a NORMAM-211/DPC, as embarcações trafegando ou exercendo suas atividades nas proximidades de praias do litoral e dos lagos, lagoas e rios, deverão respeitar os limites impostos para a navegação, de modo a resguardar a integridade física dos banhistas. Desta forma, assinale a alternativa correta:
Embarcações utilizando propulsão a remo ou a vela poderão trafegar a partir de 500 metros da linha base.
A aproximação de embarcações a motor deverá ser em diagonal à linha base, e com velocidade não superior a 6 (seis) nós, preservando a segurança dos banhistas
Apenas as embarcações de aluguel, estilo banana-boat, podem trafegar livremente na área com frequência para banhistas
As embarcações de propulsão a motor podem trafegar livremente na área com frequência para banhistas, não havendo limites de distância e velocidade
Embarcações de propulsão a motor ou à vela poderão se aproximar, perpendicularmente à linha base, e com velocidade não superior a 3 (três) nós, preservando a segurança dos banhistas
None
30.
O peso da água deslocada por um barco em águas calmas, que é expresso em unidade de toneladas nos países de sistema métrico decimal é chamado de:
Arqueação
Flutuação
Deslocamento
Peso
Impuxo
None
31.
Segundo a NORMAM-211, Timoneiro é o tripulante que manobra o leme da embarcação por ordem e responsabilidade do Comandante. Ainda em relação ao Timoneiro, pode-se afirmar que:
Em embarcações a motor deverá ter habilitação mínima de veleiro
É necessariamente o comandante da embarcação
Quando navegando em águas interiores, o timoneiro das embarcações à vela deverá ter habilitação mínima de arrais-amador
Não é necessariamente o comandante da embarcação
Quando navegando em mar aberto, não é obrigatório que o timoneiro seja habilitado, mesmo que o comandante ou seu preposto também não seja habilitado
None
32.
Assinale a alternativa que corresponde ao sinal de águas seguras que é aquele sinal cego ou luminoso, é empregado para indicar a existência de águas navegáveis em todo o seu entorno, meio de um canal, um ponto de aterragem ou um ponto de espera:
O sinal de águas seguras apresenta-se pintado com faixas verticais encarnadas e brancas e pode exibir uma esfera na cor encarnada como marca de tope.
O sinal de águas seguras apresenta sua estrutura pintada de amarelo na metade superior e de preto na metade inferior e deve exibir como marca de tope, dois (2) cones na cor preta, um acima do outro, ambos com vértices voltados para baixo.
O sinal de águas seguras é dotado de marca de tope, duas esferas pretas, uma sobre a outra.
O sinal de águas seguras apresenta sua estrutura pintada de amarelo com uma faixa horizontal preta no meio e deve exibir, como marca de tope, dois (2) cones na cor preta, um acima do outro, o superior com vértice voltado para baixo e o inferior com o vértice voltado para cima.
O sinal de águas seguras apresenta sua estrutura pintada de preto com uma faixa larga horizontal amarela no meio e deve exibir como marca de tope, dois (2) cones na cor preta, um acima do outro, o superior com o vértice voltado para cima e o inferior com o vértice voltado para baixo.
None
33.
As partes curvas do costado de uma embarcação, nas imediações da popa, por boreste ou por bombordo, são chamadas de:
Boca
Bochechas
Alhetas
Costado
Antepara
None
34.
Na sinalização fluvial, entende-se por margem esquerda a margem situada:
Do lado direito de quem sobe o rio
A boreste da embarcação
A bombordo da embarcação
A barlavento
Do lado esquerdo de quem desce o rio
None
35.
São obrigadas a registro no Tribunal Marítimo todas as embarcações com comprimento e peso igual ou superior a, respectivamente:
24 metros que possuam mais de 50 AB
12 metros que possuam mais de 50 AB
50 metros que possuam mais de 250 AB
12 metros que possuam mais de 100 AB
24 metros que possuam mais de 100 AB
None
36.
A classe de coletes que devo ter a bordo de minha embarcação está diretamente relacionada a(s):
Quantidade de pessoas legalmente autorizadas a embarcar
Lotação estabelecida pela capitania dos portos
Lotação estabelecida pelo estaleiro construtor
Dimensões do barco e seu calado
Área de navegação onde minha embarcação se encontra navegando
None
37.
Assinale quais dos incêndios abaixo pode ser considerado um bom exemplo de incêndio classe "D":
Ventilador energizado em chamas
Madeira em chamas
Limalhas de alumínio em chamas
Gasolina em chamas
Estopa com óleo em chamas
None
38.
. De acordo com o Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos No Mar (RIPEAM), no meio de um forte nevoeiro uma embarcação detectou no radar a presença de outra embarcação por ante-a-vante de seu través, com risco de abalroamento, mas constatou que tem preferência sobre a embarcação detectada. Neste caso, ela deverá:
Soar um apito longo em intervalos não superiores a dois minutos e reduzir a velocidade ao mínimo que lhe permita manter seu rumo
Soar toque de sino a vante, seguido de toque de gongo a ré
Soar 3 badaladas distintas de sino reduzir a velocidade
Soar dois apitos longos de dois em dois minutos e reduzir a velocidade ao mínimo que lhe permita manter seu rumo
Soar quatro apito curtos e reduzir a velocidade ao mínimo que lhe permita manter seu rumo
None
39.
O sinal lateral de canal que fica a bombordo, de quem entra no porto, tem a cor:
Amarela
Preta e vermelha
Verde
Branca
Encarnada
None
40.
Qual a finalidade do RIPEAM?
Evitar a colisão em mar aberto, em águas internacionais, através de regras de governo, luzes, marcas e sinais sonoros
Evitar o abalroamento no mar, utilizando-se regras internacionais de navegação, luzes, marcas e sinais sonoros
Evitar colisões no mar, utilizando-se regras internacionais de navegação, luzes, marcas e sinais sonoros
Evitar o abalroamento em águas nacionais através de regras de governo e navegação, luzes, marcas e sinais sonoros
Regulamentar as manobras, luzes de navegação e de condições especiais, em águas de jurisdição nacional
None
41.
Como se chama o dispositivo utilizado para ajudar na faina de pegar a boia para amarrar uma embarcação?
Defensa
Olhal
Croque
Anilha
Vareta
None
42.
Como é chamada a estrutura de proteção para passageiros e tripulantes em conveses abertos?
Baleeira.
Escotilha.
Balaustrada.
Bordo.
Amurada.
None
43.
Um auxílio à navegação radar, geralmente instalado em um farol, farolete, boia ou barca-farol, que, quando excitado por um radar de navegação, automaticamente retorna um sinal distinto, que aparece na tela do radar, chama-se:
INMARSAT
AIS
LORAN
RACON
SART
None
44.
Qual o agente extintor mais efetivo em incêndios classe B e que também pode ser usado em um incêndio classe A?
Espuma química
Gás carbônico
Gás Halon
Pó químico
Água
None
45.
O termo "embarcação com capacidade de manobra restrita" designa uma embarcação que:
Está com limitação de tráfego
Está sem propulsão ou velocidade
Está com limitação de carga
Devido a natureza de seus serviços, se encontra restrita em sua capacidade de manobrar
Está com avarias na âncora ou ferro
None
46.
Em embarcações miúdas existe um tipo de peça instalada nos conveses que servem para passarmos e darmos voltas em cabos e boças, chamada de:
Reclamos
Malaguetas
Cunhos
Quebra-mar
Amarra
None
47.
De acordo com o Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamentos no Mar (RIPEAM), um navio que, durante o dia, está com manobras restrita devida ao seu calado deverá içar que marcas no mastro?
Um cilindro preto
Uma esfera azul
Uma esfera preta
Duas esferas pretas
Um cone azul
None
48.
Se um barco esta abicado, ele está com:
Muito peso na popa e pouco peso na proa
Muito peso na proa e pouco peso na popa
Muito peso na proa e muito peso na popa
Pouco peso na proa e pouco peso na popa
Pouco peso na proa e muito peso na popa
None
49.
. Os satélites GPS giram em torno da terra em cerca de:
9 horas
6 horas
12 horas
3 horas
4 horas
None
50.
. Embarcações de propulsão a motor ou à vela poderão se aproximar da linha base para fundear, caso não haja nenhum dispositivo contrário estabelecido pela autoridade competente. Toda aproximação deverá ser feita:
Paralela à linha base e com velocidade não superior a 7 nós
Perpendicular à linha base e com velocidade não superior a 7 nós
Perpendicular à linha base e com velocidade não superior a 3 nós, preservando a segurança dos banhistas
Paralela à linha base e com velocidade não superior a 6 nós
Paralela ao cais com velocidade não superior a 3 nós, preservando a segurança dos banhistas
None
51.
Não é permitido o tráfego e fundeio de Motoaquaticas nas seguintes áreas, consideradas de segurança:
canais de acesso aos portos/áreas próximas às usinas hidrelétricas, termoelétricas e nucleoelétricas
a menos de 500 metros de unidades estacionárias de produção de petróleo
áreas adjacentes às praias, reservadas especialmente para os banhistas e mergulhadores.
a menos de 200 metros de instalações militares
Todas as alternativas estão corretas
None
52.
Uma luz branca contínua, situada no mastro da embarcação visível de quem vem de través ou de proa em um setor horizontal de 225º, chama-se:
Luz de alcançado
Luz de mastro
Luz de abalroamento
Luz de popa
Luz de proa
None
53.
Quando a âncora, por algum motivo, não está presa no fundo e está deslizando pelo mesmo, permitindo que nosso barco fundeado saia do lugar, diz-se que a âncora:
Soltou
Garrou
Unhou
Desenterrou
Largou
None
54.
Qual é a definição de "calado" em uma embarcação?
A largura da seção transversal do navio.
O comprimento total da embarcação.
A altura total do navio.
A profundidade do porão do navio.
A distância vertical entre a superfície da água e a parte mais baixa do navio.
None
55.
De acordo com a NORMAM-211/DPC, Inspeção Naval é definida como:
Ação administrativa, eventual ou periódica, pela qual é verificado o cumprimento de requisitos estabelecidos somente em normas nacionais, referentes à prevenção da poluição ambiental e às condições de segurança e habitabilidade de embarcações
Atividade de cunho técnico que consiste na fiscalização do cumprimento da lesta e rlesta, e das normas e regulamentos dela decorrentes
Ação técnica-administrativa, eventual ou periódica, pela qual é verificado o cumprimento de requisitos estabelecidos somente em normas internacionais, referente à prevenção ambiental e às condições de segurança e habitabilidade das embarcações
Ação técnica-administrativa, eventual ou periódica, pela qual é verificado o cumprimento de requisitos estabelecidos somente em normas nacionais, referente à prevenção ambiental e às condições de segurança e habitabilidade das embarcações
Atividade de cunho administrativo que consiste na fiscalização do cumprimento da lesta e rlesta, e das normas e regulamentos dela decorrentes
None
56.
A distância mínima de fundeio de qualquer embarcação para uma plataforma de petróleo é:
150 metros
500 metros
800 metros
100 metros
200 metros
None
57.
Deve-se pular de uma embarcação que está naufragando:
De pé, com uma das mãos segurando o nariz e a outra mão sobre o ombro oposto
De pé, com as mãos segurando os joelhos
De pé, com os braços voltados para cima, em prolongamento do corpo
De pé, com os braços abertos
De pé, com os braços voltados para baixo, colados ao corpo
None
58.
O que é o "costado" de uma embarcação?
A área destinada ao transporte de carga.
A superfície interna das anteparas.
O equipamento de controle da direção.
O pavimento mais alto da embarcação.
O revestimento do casco acima da linha d'água.
None
59.
Um auxílio à navegação radar, geralmente instalado em um farol, farolete, boia ou barca-farol, que, quando excitado por um radar de navegação, automaticamente retorna um sinal distinto, que aparece na tela do radar, chama-se:
Inmarsat
Racon
Loran
Ais
Sart
None
60.
Qual é a função das defensas em uma embarcação?
Servem para proteger o casco do navio durante a atracação.
Servem para subdividir o casco em compartimentos.
Servem para armazenar equipamentos de emergência.
São usadas para proteger as hélices.
São usadas para iluminar o convés à noite. .
None
61.
Uma moto aquática em movimento nas proximidades de uma embarcação à vela, também em movimento, fora de canais estreitos, de esquema de separação de tráfego ou de situação de ultrapassagem, deverá tomar que atitude em relação a tal embarcação?
Manter-se fora do caminho
Manobrar observando a posição do vento e da corrente
Guinar para bombordo
Evitar ultrapassagem
Manter seu rumo e sua velocidade
None
62.
De acordo com o Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos no Mar (RIPEAM), em uma situação de rumos cruzados, com risco de abalroamento, entre um barco a vela e um barco a motor, ambos em movimento, quem deve manobrar para evitar um acidente da navegação?
Somente o barco a motor manobra
Ambos devem manobrar para boreste
A manobra deve ser feita pela embarcação que avistar primeiro
Ambos devem manobrar para bombordo
Somente o barco a vela manobra
None
63.
Um barco com pesos bem distribuídos a bordo navegará com mais segurança. Nesta situação diz-se que está:
Abicado
Trimado
Alquebrado
Derrabado
Adernado
None
64.
De acordo com o Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamentos no Mar (RIPEAM-72), em um canal estreito, se alguma embarcação está me alcançando e faz soar dois apitos longos e um curto. Caso eu concorde, a minha embarcação deverá:
Manter constantes o rumo e a velocidade, pois ele tem a intenção de me ultrapassar por boreste
Manter constantes o rumo e a velocidade, pois ele tem a intenção de me ultrapassar por bombordo
Soar quatro apitos (longo, curto, longo, curto) e manobrar, permitindo a ultrapassagem segura por meu boreste
Soar quatro apitos longos e guinar para boreste, permitindo a ultrapassagem segura por meu boreste
Soar quatro apitos (longo, curto, longo, curto) e manobrar, permitindo a ultrapassagem segura por meu bombordo
None
65.
Uma luz branca contínua, situada no mastro da embarcação visível de quem vem de través ou de proa em um setor horizontal de 225º, chama-se:
Luz de proa
Luz de mastro
Luz de abalroamento
Luz de popa
Luz de alcançado
None
66.
Dentre as medidas apresentadas abaixo, qual que NÃO será alterada caso a carga da embarcação seja aumentada ou diminuída?
Estabilidade
Calado
Pontal
Borda livre
Deslocamento
None
67.
As balsas são contidas em casulos de fibra de vidro que ficam dispostos em cabides próprios e localizados nos conveses abertos. Para sua utilização basta:
Lançar o casulo ao mar que ele se abrirá sozinho e a balsa irá inflar-se automaticamente
Lançá-lo ao mar e, após o casulo cair na água, colher o cabo até que seja encontrada uma certa resistência, quando deverá ser dado um puxão mais forte, o que liberará a descarga das ampolas de co2 que inflarão a balsa em cerca de 30 segundos
Abrir o casulo e lança-la ao mar
Abrir o casulo, retirar a balsa e lança-la ao mar
Abrir o casulo, retirar a balsa, enche-la e jogá-la ao mar
None
68.
O sinal lateral de canal que fica a boreste, de quem entra no porto, tem a cor:
Amarela
Branca
Encarnada (vermelho)
Preta e vermelha
Verde
None
69.
Navegar com uma embarcação motorizada a menos de 200 metros das praias, em áreas reservadas a banhistas é considerado uma infração grave e seu condutor:
Será multado e terá seu barco apreendido
Terá sua embarcação apreendida
Será multado e detido
Será multado
Terá sua embarcação apreendida ou leiloada
None
70.
O que se entende por "timão" em uma embarcação?
O mastro principal da embarcação.
A estrutura do convés.
O aparelho que aciona o leme, dando dirigibilidade ao navio.
O compartimento onde ficam as máquinas principais.
A plataforma de carga.
None
71.
Embarcações de comprimento inferior a 7 metros, com relação as luzes de navegação, quando fundeadas fora das proximidades de um canal estreito, uma via de acesso, um fundeadouro ou rotas normalmente utilizadas por outras embarcações estarão:
Obrigadas a acender uma lanterna elétrica de luz vermelha mostrada antes de um abalroamento
Obrigadas a acender com um isqueiro papel ou pano para fazer uma fogueira a bordo de forma a ser visível por outra embarcação
Desobrigadas de exibir as luzes de fundeio
Obrigadas a manter vigilância pronta para sinalizar, caso necessário
Obrigadas a acender uma lanterna elétrica de luzes combinadas verde e vermelha mostradas na iminência de um abalroamento
None
72.
A numeração de canais é uma só para todo o balizamento, quer se trate de boias cegas, boias de luz ou faroletes. O balizamento encarnado e o verde receberão, respectivamente, números:
impares e pares
sequencias iniciando de zero
crescentes a partir do interior do canal
pares e impares
múltiplos de dois
None
73.
A maioria das embarcações de esporte e/ou recreio é fabricada em fibra de vidro. Este material pode entrar em combustão quando submetido a altas temperaturas. Classifica-se um incêndio em fibra de vidro como um incêndio:
Classe B - combustível líquido
Classe B - combustível sólido
Classe D - combustível metálico
Classe A - combustível gasoso
Classe A - combustível sólido
None
74.
São os combustíveis que, nas condições normais de pressão e temperatura, são capazes de se inflamar, ou seja, não necessitam de aquecimento para desprenderem vapores inflamáveis:
Inflamáveis
Sem comburente
Não voláteis
Com comburente
Voláteis
None
75.
De acordo com o Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamentos no Mar (RIPEAM), em que situação você NÃO acenderá as luzes de bordos de seu barco durante o período noturno?
Com capacidade de manobra restrita e com segmento
Navegando de ré
Rebocando
Fundeado
Sem governo e com segmento
None
76.
Segundo a NORMAM-211, tripulante é todo amador ou profissional que exerce funções, embarcado, na operação da embarcação. Ainda em relação ao tripulante, pode-se afirmar que:
É a pessoa física ou jurídica em cujo nome a embarcação está inscrita numa cp, dl ou ag e/ou registrada no tribunal marítimo
É o comandante da embarcação
É todo aquele que é transportado pela embarcação sem estar prestando serviço a bordo
É o tripulante que manobra o leme da embarcação por ordem e responsabilidade do comandante
O tripulante não necessita ser habilitado, desde que suas funções a bordo não o exijam
None
77.
A curva de Boutakow é usada:
Em caso de abandono
Para sair em capa
Para um espaço limitado
Para recolhimento de homem ao mar
Para guinar, para o bordo contrário ao náufrago
None
78.
De acordo com o Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamentos no Mar (RIPEAM), se durante a noite, um navegante está manobrando uma lancha em movimento e avista uma luz verde da outra lancha que está cruzando seu rumo, com risco de abalroamento, ele deverá:
Guinar para boreste
Aumenta sua velocidade
Guinar para bombordo
Manter rumo e velocidade
Acender suas luzes de navegação
None
79.
Uma boia com cores brancas e encarnadas em faixas verticais, indica:
Limite lateral de canal
Perigo isolado
Área especial
Canal preferencial
Águas seguras
None
80.
Havendo corrente no local, que se vai atracar uma lancha, devemos aproveitar seu efeito e:
atracar a favor da corrente, para aproveitar seu efeito de encostar a embarcação ao cais
atracar contra a corrente, passando-se um cabo dizendo para vante e outro dizendo para ré
esperar a corrente cessar, para evitar seu efeito, que é prejudicial a manobra de atracação
atracar a favor da corrente, passando-se um cabo dizendo para vante e outro dizendo para ré
atracar com um cabo dizendo para vante e outro dizendo para ré
None
81.
O que são cabeços em uma embarcação?
Pequenas embarcações de emergência.
Plataformas para embarque e desembarque de passageiros.
Equipamentos de comunicação interna.
Dispositivos de controle da direção do navio.
Colunas de ferro montadas aos pares para dar volta às espias ou cabos de reboque.
None
82.
Um navegante amador habilitado para conduzir embarcações de esporte e/ou recreio entre portos nacionais e estrangeiros, sem restrições de área geográfica, é chamado de:
Motonauta
Veleiro
Capitão-amador
Mestre-amador
Arrais-amador
None
83.
De acordo com o Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamentos no Mar (RIPEAM), uma embarcação que está sendo ultrapassada deve:
Manter-se fora do caminho, para facilitar a ultrapassagem
Guinar para o mesmo bordo que estiver sendo ultrapassada
Guinar para boreste se estiver sendo ultrapassada por bombordo
Sinalizar cedendo ultrapassagem
Manter seu rumo e velocidade
None
84.
De acordo com o Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamentos no Mar (RIPEAM), em uma embarcação que navega em um canal estreito em que a ultrapassagem não é segura sem a concordância de ambos, qual é a sequência correta de apitos para indicar a intenção de ultrapassagem de outra embarcação por boreste dela?
Um longo, um longo, um curto, um curto
Um longo, um curto, um longo, um curto
Um longo, um longo, um curto
Um longo, um curto
Um curto, um curto, um longo, um longo
None
85.
Quando um navegante vem se aproximando de uma bifurcação de canal e se depara com um balizamento de duas cores, e verifica que a maior profundidade está no canal de seu boreste, quais seriam as duas cores vistas pelo navegante?
Preta e encarnada
Encarnada, com uma faixa horizontal verde
Encarnada, com uma faixa horizontal amarela
Preta e amarela
Verde, com uma faixa horizontal encardada
None
86.
Qual das correlações abaixo está totalmente correta?
Boreste é o lado esquerdo da embarcação, bombordo é o lado direito da embarcação, avante fica na frente, a ré fica atrás
Boreste é o lado direito da embarcação, bombordo é o lado esquerdo da embarcação, avante fica na frente, a ré fica atrás
Través é um dos bordos da embarcação, boreste é o lado direito da embarcação, bombordo é o lado esquerdo da embarcação
Través é o lado direito da embarcação, avante é a parte da frente da embarcação, a ré é a parte de trás da embarcação
Bochecha é a parte do costado de um e de outro bordo entre o través e a popa
None
87.
A maior largura de um barco, medida de borda a borda é chamada de::
Boca
Calado
Borda livre
Pontal
Quilha
None
88.
Um incêndio em um bote inflável fabricado em borracha sintética é considerado um incêndio da classe_____ e deve preferencialmente ser combatido com______:
B - água
C - Espuma
A - água
D - CO2
C - água
None
89.
Assinale a alternativa correta
a balsa classe II é exigida para embarcações classificadas como alto mar independente de seu comprimento
São indicados para atividades esportivas de alta velocidade como: jet-ski, banana-boat, esqui aquático, windsurf, stand-up paddle, pesca esportiva e pequenos veleiros
os coletes salva-vidas classe II são exigidos para embarcações costeiras e de alto-mar
os coletes salva-vidas classe III são exigidos para embarcações de interior de porto
todas as afirmativas acima estão corretas
None
90.
Uma estrutura fixa com aspecto físico definido, apresentando ou não marca de tope, provida essencialmente de um equipamento luminoso que exiba luz, cujo alcance luminoso seja igual ou inferior a dez (10) milhas náuticas é chamada de:
Farolete
Boia luminosa
Boia de sinalização
Baliza
Farol
None
91.
Uma embarcação exibindo três esferas dispostas verticalmente, estará:
Navegando
Restrita devido ao seu calado
Encalhada
Atracada
Fundeada
None
92.
As balsas salva-vidas devem ser revisadas a cada 12 meses e normalmente tem vida útil de:
12 anos, a contar da data de compra
A depender do uso, normalmente 6 anos
15 anos, a contar da data de compra
6 anos, a contar da data de fabricação
12 anos, a contar da data de fabricação
None
93.
De acordo com o Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamento no Mar (RIPEAM), em um canal estreito onde só haverá ultrapassagem segura se ambas as embarcações concordarem com a manobra, qual é o significado de dois apitos longos e seguidos de dois apitos curtos?
Tenciono guinar para bombordo
Embarcação fundeada em baixa visibilidade
Tenciono ultrapassá-lo por boreste
Concordo com sua ultrapassagem
Tenciono ultrapassá-lo por bombordo
None
94.
O que é a "boca" de uma embarcação?
A profundidade do calado.
A altura da superestrutura.
A distância entre a proa e a popa.
A inclinação máxima do navio.
A largura da seção transversal a que se referir.
None
95.
Assinale qual das alternativas abaixo está CORRETA:
Podemos usar água para combater o fogo na gasolina, pois a água baixa a temperatura de ignição
Não podemos usar água para combater fogo na gasolina, pois a temperatura de ignição da gasolina é inferior à temperatura d'água
A espuma não pode ser usada para combater fogo na gasolina, pois é muito corrosiva
A espuma combate o fogo na gasolina por resfriamento, pois a espuma é muito gelada
A água do mar dissolve a gasolina e se mistura a ela rapidamente, apagando o incêndio
None
96.
Se precisarmos enfrentar ondas de proa e "Navegar a Capa" será preferível, por razões de segurança, que nosso rumo forme um ângulo aproximado de _____ graus em relação à direção das ondas:
30º
60º
10º
15º
45º
None
97.
Em caso de emergência em águas interiores o canal indicado para se pedir socorro utilizando o rádio VHF é o:
caanal 6
canal 36
canal 10
canal 26
canal 16
None
98.
De acordo com o Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamento no Mar (RIPEAM), em um canal estreito onde só haverá ultrapassagem segura se ambas as embarcações concordarem com a manobra, qual é o significado de dois apitos longos e seguidos de dois apitos curtos?
Tenciono guinar para bombordo
Embarcação fundeada em baixa visibilidade
Tenciono ultrapassá-lo por bombordo
Concordo com sua ultrapassagem
Tenciono ultrapassá-lo por boreste
None
99.
Dentre as opções abaixo, assinale a opção que não indica a função das boias de sinalização náutica:
Indicar ao navegante o rumo a ser seguido
Indicar os limites de um canal navegável, seu início e fim, ou a bifurcação de canais
Alertar o navegante quando a existência de um perigo a navegação
Indicar a existência de águas seguras
Amplificar os pulsos recebidos de um radar, e respondendo-os, proporcionar a sua apresentação numa tela de radar
None
100.
Quando duas embarcações de propulsão mecânica navegam em rumos que se cruzam em situações de envolva risco de abalroamento, qual a ação correta quanto a obrigatoriedade da manobra:
A embarcação que avista a outra por boreste deverá se manter fora do caminho dessa, e caso as circunstâncias o permitam, evitará cruzar sua proa
A embarcação que avista a outra por bombordo deverá se manter fora do caminho dessa, e caso as circunstâncias o permitam, evitará cruzar sua proa
A embarcação que avista a outra por bombordo deverá se manter fora do caminho dessa, e caso as circunstâncias o permitam, evitará cruzar sua popa
A embarcação que avista a outra por boreste deverá se manter fora do caminho dessa, e caso as circunstâncias o permitam, evitará cruzar sua popa
A embarcação que avista a outra por boreste deverá se manter no rumo que navega e aguardar a manobra da outra embarcação
None
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