Início
Sair
Menu
Início
Sair
Conhecimentos Gerais – Módulo 2
1.
O termo "embarcação com capacidade de manobra restrita" designa uma embarcação que:
Devido a natureza de seus serviços, se encontra restrita em sua capacidade de manobrar
Está com limitação de carga
Está com limitação de tráfego
Está com avarias na âncora ou ferro
Está sem propulsão ou velocidade
None
2.
Uma estrutura fixa com aspecto físico definido, apresentando ou não marca de tope, provida essencialmente de um equipamento luminoso que exiba luz, cujo alcance luminoso seja igual ou inferior a dez (10) milhas náuticas é chamada de:
Farolete
Boia de sinalização
Baliza
Boia luminosa
Farol
None
3.
A maioria das embarcações de esporte e/ou recreio é fabricada em fibra de vidro. Este material pode entrar em combustão quando submetido a altas temperaturas. Classifica-se um incêndio em fibra de vidro como um incêndio:
Classe B - combustível sólido
Classe B - combustível líquido
Classe A - combustível sólido
Classe D - combustível metálico
Classe A - combustível gasoso
None
4.
. Os satélites GPS giram em torno da terra em cerca de:
12 horas
3 horas
4 horas
6 horas
9 horas
None
5.
São obrigadas a registro no Tribunal Marítimo todas as embarcações com comprimento e peso igual ou superior a, respectivamente:
24 metros que possuam mais de 50 AB
24 metros que possuam mais de 100 AB
12 metros que possuam mais de 50 AB
50 metros que possuam mais de 250 AB
12 metros que possuam mais de 100 AB
None
6.
As balsas salva-vidas devem ser revisadas a cada 12 meses e normalmente tem vida útil de:
12 anos, a contar da data de compra
15 anos, a contar da data de compra
A depender do uso, normalmente 6 anos
6 anos, a contar da data de fabricação
12 anos, a contar da data de fabricação
None
7.
São os combustíveis que, nas condições normais de pressão e temperatura, são capazes de se inflamar, ou seja, não necessitam de aquecimento para desprenderem vapores inflamáveis:
Com comburente
Não voláteis
Voláteis
Inflamáveis
Sem comburente
None
8.
De acordo com o Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamentos no Mar (RIPEAM), uma embarcação que está sendo ultrapassada deve:
Manter seu rumo e velocidade
Manter-se fora do caminho, para facilitar a ultrapassagem
Guinar para boreste se estiver sendo ultrapassada por bombordo
Guinar para o mesmo bordo que estiver sendo ultrapassada
Sinalizar cedendo ultrapassagem
None
9.
Qual a finalidade do RIPEAM?
Evitar colisões no mar, utilizando-se regras internacionais de navegação, luzes, marcas e sinais sonoros
Regulamentar as manobras, luzes de navegação e de condições especiais, em águas de jurisdição nacional
Evitar o abalroamento em águas nacionais através de regras de governo e navegação, luzes, marcas e sinais sonoros
Evitar a colisão em mar aberto, em águas internacionais, através de regras de governo, luzes, marcas e sinais sonoros
Evitar o abalroamento no mar, utilizando-se regras internacionais de navegação, luzes, marcas e sinais sonoros
None
10.
De acordo com o Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamentos no Mar (RIPEAM), se durante a noite, um navegante está manobrando uma lancha em movimento e avista uma luz verde da outra lancha que está cruzando seu rumo, com risco de abalroamento, ele deverá:
Guinar para bombordo
Acender suas luzes de navegação
Guinar para boreste
Aumenta sua velocidade
Manter rumo e velocidade
None
11.
De acordo com o Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamentos no Mar (RIPEAM), se você está navegando à noite com sua lancha e avista, na direção de sua proa, uma luz encarnada, no sentido horizontal, em movimento, certamente você avistou outra embarcação navegando. No exato momento em que você a avistou, essa embarcação está:
Em rumo cruzado com sua lancha
Se afastando de sua lancha
Ultrapassando sua lancha
Se aproximando, sem risco de abalroamento
Roda a roda com sua lancha
None
12.
Uma embarcação exibindo três esferas dispostas verticalmente, estará:
Fundeada
Restrita devido ao seu calado
Atracada
Encalhada
Navegando
None
13.
O que é a "boca" de uma embarcação?
A altura da superestrutura.
A distância entre a proa e a popa.
A inclinação máxima do navio.
A profundidade do calado.
A largura da seção transversal a que se referir.
None
14.
Um auxílio à navegação radar, geralmente instalado em um farol, farolete, boia ou barca-farol, que, quando excitado por um radar de navegação, automaticamente retorna um sinal distinto, que aparece na tela do radar, chama-se:
RACON
INMARSAT
AIS
SART
LORAN
None
15.
. Embarcações de propulsão a motor ou à vela poderão se aproximar da linha base para fundear, caso não haja nenhum dispositivo contrário estabelecido pela autoridade competente. Toda aproximação deverá ser feita:
Paralela à linha base e com velocidade não superior a 6 nós
Perpendicular à linha base e com velocidade não superior a 7 nós
Paralela ao cais com velocidade não superior a 3 nós, preservando a segurança dos banhistas
Perpendicular à linha base e com velocidade não superior a 3 nós, preservando a segurança dos banhistas
Paralela à linha base e com velocidade não superior a 7 nós
None
16.
Como se chama o dispositivo utilizado para ajudar na faina de pegar a boia para amarrar uma embarcação?
Defensa
Croque
Olhal
Anilha
Vareta
None
17.
O peso da água deslocada por um barco em águas calmas, que é expresso em unidade de toneladas nos países de sistema métrico decimal é chamado de:
Flutuação
Deslocamento
Impuxo
Arqueação
Peso
None
18.
Um barco com pesos bem distribuídos a bordo navegará com mais segurança. Nesta situação diz-se que está:
Derrabado
Adernado
Trimado
Abicado
Alquebrado
None
19.
As âncoras são, peças metálicas, capazes de:
Fundear nos fundeadouros de qualquer tença
Prender no fundo, para permitir que a embarcação garre
Fundear nos fundeadouros com vento forte ou correnteza, para evitar que a embarcação garre
Prender no fundo (unhar), para permitir que a embarcação se mantenha fundeada, ou seja, sem se deslocar da posição
Unhar com o cabo de fundeio amarrado próximo ao motor, pois o peso do motor\r\npoderá somar-se à tração vertical do cabo provocando melhoria no fundeio
None
20.
Como é chamada a estrutura de proteção para passageiros e tripulantes em conveses abertos?
Amurada.
Balaustrada.
Escotilha.
Bordo.
Baleeira.
None
21.
Uma luz verde a boreste e encarnada a bombordo, visível em setores de 112,5º desde a proa até 22,5º por ante-a-ré do través, chama-se:
Luzes de bordos
Luz de reboque
Luz de alcançado
Luz de mastro
Luz de popa
None
22.
De acordo com o Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamentos no Mar (RIPEAM-72), em um canal estreito, se alguma embarcação está me alcançando e faz soar dois apitos longos e um curto. Caso eu concorde, a minha embarcação deverá:
Manter constantes o rumo e a velocidade, pois ele tem a intenção de me ultrapassar por bombordo
Soar quatro apitos longos e guinar para boreste, permitindo a ultrapassagem segura por meu boreste
Soar quatro apitos (longo, curto, longo, curto) e manobrar, permitindo a ultrapassagem segura por meu boreste
Manter constantes o rumo e a velocidade, pois ele tem a intenção de me ultrapassar por boreste
Soar quatro apitos (longo, curto, longo, curto) e manobrar, permitindo a ultrapassagem segura por meu bombordo
None
23.
Quando duas embarcações de propulsão mecânica navegam em rumos que se cruzam em situações de envolva risco de abalroamento, qual a ação correta quanto a obrigatoriedade da manobra:
A embarcação que avista a outra por boreste deverá se manter no rumo que navega e aguardar a manobra da outra embarcação
A embarcação que avista a outra por bombordo deverá se manter fora do caminho dessa, e caso as circunstâncias o permitam, evitará cruzar sua popa
A embarcação que avista a outra por boreste deverá se manter fora do caminho dessa, e caso as circunstâncias o permitam, evitará cruzar sua proa
A embarcação que avista a outra por bombordo deverá se manter fora do caminho dessa, e caso as circunstâncias o permitam, evitará cruzar sua proa
A embarcação que avista a outra por boreste deverá se manter fora do caminho dessa, e caso as circunstâncias o permitam, evitará cruzar sua popa
None
24.
33. Assinale a alternativa CORRETA:
Área 1 - áreas abrigadas, tais como lagos, lagoas, baías, rios e canais, onde normalmente não sejam verificadas ondas com alturas significativas que não apresentem dificuldades ao tráfego das embarcações.
Área 1 - áreas parcialmente abrigadas, tais como lagos, lagoas, baías, rios e canais, onde normalmente não sejam verificadas ondas com alturas significativas que não apresentem dificuldades ao tráfego das embarcações.
Área 1 - áreas desabrigadas, tais como lagos, lagoas, baías, rios e canais, onde normalmente não sejam verificadas ondas com alturas significativas que não apresentem dificuldades ao tráfego das embarcações.
Área 2 - áreas desabrigadas, onde eventualmente sejam observadas ondas com alturas significativas e/ou combinações adversas de agentes ambientais, tais como vento, correnteza ou maré, que facilitam o tráfego das
Área 2 - áreas parcialmente abrigadas, onde eventualmente sejam observadas ondas com alturas significativas e/ou combinações adversas de agentes ambientais, tais como vento, correnteza ou maré, que facilitam o tráfego das embarcações.
None
25.
De acordo com o Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamentos no Mar (RIPEAM), em uma condição de visibilidade restrita você ouve toques de sino rápidos durante cinco segundos, em intervalos não superiores a um minuto, significa que há uma embarcação:
De comprimento inferior a 100 metros, fundeada
De propulsão mecânica parada sob máquinas
De propulsão mecânica em movimento
No centro do canal
De comprimento igual ou superior a 100 metros, fundeada
None
26.
A numeração de canais é uma só para todo o balizamento, quer se trate de boias cegas, boias de luz ou faroletes. O balizamento encarnado e o verde receberão, respectivamente, números:
múltiplos de dois
crescentes a partir do interior do canal
sequencias iniciando de zero
pares e impares
impares e pares
None
27.
Segundo a NORMAM-211, são consideradas embarcações miúdas:
Com comprimento inferior ou igual 5 metros ou menor que 8 metros que apresentem convés aberto ou convés fechado, sem cabine habitável e sem propulsão mecânica fixa e que, caso utilizem motor de popa, este não exceda 50hp.
Os botes infláveis, com ou sem fundo rígido
Com comprimento inferior a doze (12) metros
Com comprimento inferior a oito (8) metros
Com comprimento inferior ou igual a seis (6) metros
None
28.
Segundo a NORMAM-211, tripulante é todo amador ou profissional que exerce funções, embarcado, na operação da embarcação. Ainda em relação ao tripulante, pode-se afirmar que:
É o tripulante que manobra o leme da embarcação por ordem e responsabilidade do comandante
O tripulante não necessita ser habilitado, desde que suas funções a bordo não o exijam
É a pessoa física ou jurídica em cujo nome a embarcação está inscrita numa cp, dl ou ag e/ou registrada no tribunal marítimo
É o comandante da embarcação
É todo aquele que é transportado pela embarcação sem estar prestando serviço a bordo
None
29.
Não é permitido o tráfego e fundeio de Motoaquaticas nas seguintes áreas, consideradas de segurança:
a menos de 200 metros de instalações militares
a menos de 500 metros de unidades estacionárias de produção de petróleo
canais de acesso aos portos/áreas próximas às usinas hidrelétricas, termoelétricas e nucleoelétricas
Todas as alternativas estão corretas
áreas adjacentes às praias, reservadas especialmente para os banhistas e mergulhadores.
None
30.
Uma luz branca contínua, situada no mastro da embarcação visível de quem vem de través ou de proa em um setor horizontal de 225º, chama-se:
Luz de mastro
Luz de alcançado
Luz de proa
Luz de abalroamento
Luz de popa
None
31.
Uma moto aquática em movimento nas proximidades de uma embarcação à vela, também em movimento, fora de canais estreitos, de esquema de separação de tráfego ou de situação de ultrapassagem, deverá tomar que atitude em relação a tal embarcação?
Manter seu rumo e sua velocidade
Manobrar observando a posição do vento e da corrente
Manter-se fora do caminho
Evitar ultrapassagem
Guinar para bombordo
None
32.
Quando se deseja retornar a navegar no rumo oposto exatamente em cima da esteira (marca deixada pelo hélice) na manobra de guinada deve-se usar a:
Manobra de scharnow
Curva de boutakow
Curva de giro rápido
Curva de putin
Manobra yanke
None
33.
As partes curvas do costado de uma embarcação, nas imediações da popa, por boreste ou por bombordo, são chamadas de:
Costado
Boca
Antepara
Alhetas
Bochechas
None
34.
Segundo a NORMAM-211, Timoneiro é o tripulante que manobra o leme da embarcação por ordem e responsabilidade do Comandante. Ainda em relação ao Timoneiro, pode-se afirmar que:
É necessariamente o comandante da embarcação
Não é necessariamente o comandante da embarcação
Quando navegando em mar aberto, não é obrigatório que o timoneiro seja habilitado, mesmo que o comandante ou seu preposto também não seja habilitado
Quando navegando em águas interiores, o timoneiro das embarcações à vela deverá ter habilitação mínima de arrais-amador
Em embarcações a motor deverá ter habilitação mínima de veleiro
None
35.
De acordo com o Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamentos no Mar (RIPEAM), em uma embarcação que navega em um canal estreito em que a ultrapassagem não é segura sem a concordância de ambos, qual é a sequência correta de apitos para indicar a intenção de ultrapassagem de outra embarcação por boreste dela?
Um longo, um longo, um curto
Um longo, um curto
Um longo, um longo, um curto, um curto
Um longo, um curto, um longo, um curto
Um curto, um curto, um longo, um longo
None
36.
Qual é a função das defensas em uma embarcação?
Servem para subdividir o casco em compartimentos.
São usadas para proteger as hélices.
Servem para armazenar equipamentos de emergência.
Servem para proteger o casco do navio durante a atracação.
São usadas para iluminar o convés à noite. .
None
37.
Embarcações de comprimento inferior a 7 metros, com relação as luzes de navegação, quando fundeadas fora das proximidades de um canal estreito, uma via de acesso, um fundeadouro ou rotas normalmente utilizadas por outras embarcações estarão:
Obrigadas a acender uma lanterna elétrica de luzes combinadas verde e vermelha mostradas na iminência de um abalroamento
Obrigadas a manter vigilância pronta para sinalizar, caso necessário
Obrigadas a acender uma lanterna elétrica de luz vermelha mostrada antes de um abalroamento
Obrigadas a acender com um isqueiro papel ou pano para fazer uma fogueira a bordo de forma a ser visível por outra embarcação
Desobrigadas de exibir as luzes de fundeio
None
38.
Assinale a alternativa CORRETA sobre moto-aquática:
Os modelos existentes atualmente são iguais quanto ao equilíbrio e o movimento necessário para se manter estável
Sua manobrabilidade está condicionada a diversos fatores, tais como o estado e as condições da água e vento, não sendo considerada a habilidade e prática do condutor com o tipo de veículo
As motos aquáticas a partir de três lugares e as empregadas no serviço de salvamento da vida humana e em esportes aquáticos do tipo tow-in surf estão isentas da proibição de reboque
Essas embarcações possuem, normalmente, propulsão a jato d'água e chegam a desenvolver velocidades inferiores a 30 nós.
É permitido o emprego deste tipo de embarcação para reboque, seja de outra embarcação, de pessoas praticando esqui aquático ou atividades similares.
None
39.
A curva de Boutakow é usada:
Em caso de abandono
Para recolhimento de homem ao mar
Para sair em capa
Para um espaço limitado
Para guinar, para o bordo contrário ao náufrago
None
40.
No balizamento fluvial e lacustre, caso uma travessia mais dificil ou um trecho do rio realmente crítico à navegação exijam sinais luminosos, os sinais da margem direita exibirão:
Luz azul
Luz branca
Luz verde
Luz encarnada
Luz amarela
None
41.
De acordo com a NORMAM-211/DPC, as embarcações trafegando ou exercendo suas atividades nas proximidades de praias do litoral e dos lagos, lagoas e rios, deverão respeitar os limites impostos para a navegação, de modo a resguardar a integridade física dos banhistas. Desta forma, assinale a alternativa correta:
Embarcações utilizando propulsão a remo ou a vela poderão trafegar a partir de 500 metros da linha base.
Embarcações de propulsão a motor ou à vela poderão se aproximar, perpendicularmente à linha base, e com velocidade não superior a 3 (três) nós, preservando a segurança dos banhistas
A aproximação de embarcações a motor deverá ser em diagonal à linha base, e com velocidade não superior a 6 (seis) nós, preservando a segurança dos banhistas
As embarcações de propulsão a motor podem trafegar livremente na área com frequência para banhistas, não havendo limites de distância e velocidade
Apenas as embarcações de aluguel, estilo banana-boat, podem trafegar livremente na área com frequência para banhistas
None
42.
. De acordo com o Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos No Mar (RIPEAM), no meio de um forte nevoeiro uma embarcação detectou no radar a presença de outra embarcação por ante-a-vante de seu través, com risco de abalroamento, mas constatou que tem preferência sobre a embarcação detectada. Neste caso, ela deverá:
Soar dois apitos longos de dois em dois minutos e reduzir a velocidade ao mínimo que lhe permita manter seu rumo
Soar toque de sino a vante, seguido de toque de gongo a ré
Soar quatro apito curtos e reduzir a velocidade ao mínimo que lhe permita manter seu rumo
Soar um apito longo em intervalos não superiores a dois minutos e reduzir a velocidade ao mínimo que lhe permita manter seu rumo
Soar 3 badaladas distintas de sino reduzir a velocidade
None
43.
Na sinalização fluvial, entende-se por margem esquerda a margem situada:
A barlavento
Do lado direito de quem sobe o rio
A bombordo da embarcação
Do lado esquerdo de quem desce o rio
A boreste da embarcação
None
44.
Em todos os portos brasileiros, ao entrar no porto com sua embarcação, vindo do mar aberto você deverá deixar por boreste de seu barco as boias laterais de cor:
Verde
Branca
Verde e encarnada (vermelha)
Amarela
Encarnada (vermelha)
None
45.
O sinal lateral de canal que fica a bombordo, de quem entra no porto, tem a cor:
Amarela
Verde
Branca
Preta e vermelha
Encarnada
None
46.
Havendo corrente no local, que se vai atracar uma lancha, devemos aproveitar seu efeito e:
atracar contra a corrente, passando-se um cabo dizendo para vante e outro dizendo para ré
esperar a corrente cessar, para evitar seu efeito, que é prejudicial a manobra de atracação
atracar a favor da corrente, passando-se um cabo dizendo para vante e outro dizendo para ré
atracar a favor da corrente, para aproveitar seu efeito de encostar a embarcação ao cais
atracar com um cabo dizendo para vante e outro dizendo para ré
None
47.
Durante uma atracação devemos nos aproximar do cais formando, entre o rumo do barco e o cais um ângulo oblíquo e, na medida possível:
a favor do vento e correnteza
com o vento e a correnteza entrando pela popa do barco
de forma paralela ao cais
contra o vento e a correnteza
com o vento e a correnteza entrando pelo través do barco
None
48.
A parte do casco que fica acima do plano de flutuação em plena carga é chamada de:
Obras Vivas.
Quilha.
Lastro.
Superestrutura.
Obras Mortas.
None
49.
Qual é o canal em VHF, usado para chamada e socorro?
Canal 6
Canal 8
Canal 20
Canal 12
Canal 16
None
50.
Em que situação a embarcação que tem a preferência poderá manobrar para evitar abalroamento?
Quando o mar estiver calmo
Quando a outra a quem cabe manobrar não o está fazendo para evitar um abalroamento
Quando avistar a outra por bombordo
Quando a outra não atender a fonia
Quando avistar a outra pelo seu través
None
51.
Assinale qual das alternativas abaixo está CORRETA:
Podemos usar água para combater o fogo na gasolina, pois a água baixa a temperatura de ignição
Não podemos usar água para combater fogo na gasolina, pois a temperatura de ignição da gasolina é inferior à temperatura d'água
A espuma não pode ser usada para combater fogo na gasolina, pois é muito corrosiva
A espuma combate o fogo na gasolina por resfriamento, pois a espuma é muito gelada
A água do mar dissolve a gasolina e se mistura a ela rapidamente, apagando o incêndio
None
52.
A maior largura de um barco, medida de borda a borda é chamada de::
Boca
Quilha
Borda livre
Pontal
Calado
None
53.
Se um barco esta abicado, ele está com:
Muito peso na popa e pouco peso na proa
Pouco peso na proa e pouco peso na popa
Muito peso na proa e pouco peso na popa
Pouco peso na proa e muito peso na popa
Muito peso na proa e muito peso na popa
None
54.
Um auxílio à navegação radar, geralmente instalado em um farol, farolete, boia ou barca-farol, que, quando excitado por um radar de navegação, automaticamente retorna um sinal distinto, que aparece na tela do radar, chama-se:
Racon
Loran
Sart
Ais
Inmarsat
None
55.
Dentre as opções abaixo, assinale a opção que não indica a função das boias de sinalização náutica:
Indicar os limites de um canal navegável, seu início e fim, ou a bifurcação de canais
Amplificar os pulsos recebidos de um radar, e respondendo-os, proporcionar a sua apresentação numa tela de radar
Indicar a existência de águas seguras
Alertar o navegante quando a existência de um perigo a navegação
Indicar ao navegante o rumo a ser seguido
None
56.
As balsas são contidas em casulos de fibra de vidro que ficam dispostos em cabides próprios e localizados nos conveses abertos. Para sua utilização basta:
Lançá-lo ao mar e, após o casulo cair na água, colher o cabo até que seja encontrada uma certa resistência, quando deverá ser dado um puxão mais forte, o que liberará a descarga das ampolas de co2 que inflarão a balsa em cerca de 30 segundos
Abrir o casulo e lança-la ao mar
Abrir o casulo, retirar a balsa e lança-la ao mar
Lançar o casulo ao mar que ele se abrirá sozinho e a balsa irá inflar-se automaticamente
Abrir o casulo, retirar a balsa, enche-la e jogá-la ao mar
None
57.
O sinal lateral de canal que fica a boreste, de quem entra no porto, tem a cor:
Preta e vermelha
Branca
Verde
Amarela
Encarnada (vermelho)
None
58.
De acordo com a NORMAM-211/DPC, Inspeção Naval é definida como:
Ação técnica-administrativa, eventual ou periódica, pela qual é verificado o cumprimento de requisitos estabelecidos somente em normas nacionais, referente à prevenção ambiental e às condições de segurança e habitabilidade das embarcações
Atividade de cunho administrativo que consiste na fiscalização do cumprimento da lesta e rlesta, e das normas e regulamentos dela decorrentes
Atividade de cunho técnico que consiste na fiscalização do cumprimento da lesta e rlesta, e das normas e regulamentos dela decorrentes
Ação técnica-administrativa, eventual ou periódica, pela qual é verificado o cumprimento de requisitos estabelecidos somente em normas internacionais, referente à prevenção ambiental e às condições de segurança e habitabilidade das embarcações
Ação administrativa, eventual ou periódica, pela qual é verificado o cumprimento de requisitos estabelecidos somente em normas nacionais, referentes à prevenção da poluição ambiental e às condições de segurança e habitabilidade de embarcações
None
59.
Uma embarcação que está alcançando outra tem preferência de passagem, ou não? E como deve se proceder tal manobra?
Não, a que está com menor velocidade, a frente da outra, deverá manobrar para dar passagem a que está alcançando
Sim, a que está com menor velocidade, a frente da outra, deverá manobrar para dar passagem a que está alcançando
Não, a que está com maior velocidade (alcançadora), deverá manobrar para passar pela outra, à sua frente
Sim, a que está com menor velocidade, a frente da outra, deverá manter seu rumo para dar passagem a que está alcançando
Sim, a que está com maior velocidade (alcançadora), deverá manobrar para passar pela outra, à frente
None
60.
Em caso de emergência em águas interiores o canal indicado para se pedir socorro utilizando o rádio VHF é o:
canal 36
canal 10
canal 16
canal 26
caanal 6
None
61.
O sistema de balizamento poderá ser dotado de um sistema que emite um sinal na tela do radar e que facilita, portanto, a sua identificação. Como se chama este dispositivo?
Delta
Navcan
Interscan
Racon
Gama
None
62.
São dois cotes, um dado contra o outro, de modo que os dois chicotes saiam por entre eles, em sentidos contrários. Usado para fixar o chicote em mastro, verga, malagueta ou cunho. De que nó ou volta estamos falando?
Volta da ribeira
Meia volta
Volta do fiador
Lais de guia
Volta do fiel
None
63.
Em embarcações miúdas existe um tipo de peça instalada nos conveses que servem para passarmos e darmos voltas em cabos e boças, chamada de:
Malaguetas
Amarra
Cunhos
Quebra-mar
Reclamos
None
64.
De acordo com o Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamento no Mar (RIPEAM), em um canal estreito onde só haverá ultrapassagem segura se ambas as embarcações concordarem com a manobra, qual é o significado de dois apitos longos e seguidos de dois apitos curtos?
Tenciono guinar para bombordo
Embarcação fundeada em baixa visibilidade
Tenciono ultrapassá-lo por boreste
Concordo com sua ultrapassagem
Tenciono ultrapassá-lo por bombordo
None
65.
De acordo com o Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamentos no Mar (RIPEAM), um navio que, durante o dia, está com manobras restrita devida ao seu calado deverá içar que marcas no mastro?
Um cone azul
Uma esfera preta
Uma esfera azul
Um cilindro preto
Duas esferas pretas
None
66.
O balizamento que indica perigo isolado, possui as cores:
Branca e encarnada em listas verticais
Encarnada e amarela em duas metades
Branca e preta em listas horizontais
Preta e encarnada em listas verticais
Preta e encarnada em listas horizontais
None
67.
Uma luz branca contínua, situada no mastro da embarcação visível de quem vem de través ou de proa em um setor horizontal de 225º, chama-se:
Luz de proa
Luz de abalroamento
Luz de mastro
Luz de popa
Luz de alcançado
None
68.
Quando a âncora, por algum motivo, não está presa no fundo e está deslizando pelo mesmo, permitindo que nosso barco fundeado saia do lugar, diz-se que a âncora:
Largou
Soltou
Unhou
Desenterrou
Garrou
None
69.
Se precisarmos enfrentar ondas de proa e "Navegar a Capa" será preferível, por razões de segurança, que nosso rumo forme um ângulo aproximado de _____ graus em relação à direção das ondas:
60º
10º
30º
45º
15º
None
70.
Assinale qual das alternativas abaixo caracteriza a navegação interior
A navegação realizada em hidrovias interiores, assim considerados rios, lagos, canais, lagoas, angras, enseadas, baias e área marítimas consideradas abrigadas
A navegação realizada entre portos brasileiros e estrangeiros
A navegação realizada entre portos ou pontos do território nacional
A navegação realizada exclusivamente nos portos e terminais aquaviários para atendimento de embarcações e instalações portuárias
A navegação realizada para apoio logístico a embarcações e instalações em águas territoriais nacionais e na zona econômica exclusiva, que atuem nas atividades de pesquisa e lavra de minerais e hidrocarbonetos
None
71.
O que é amarra?
Corrente ou cabo que serve para prender a âncora ao porão da amarra
Corrente que serve para prender a âncora ao anete
Corrente ou cabo que serve para prender a âncora ao escovem da embarcação
Cabo que serve para prender a âncora na boia
Corrente ou cabo que serve para prender a âncora ao paiol da amarra ou ao convés da embarcação
None
72.
Quando estamos com máquinas engatadas (acionadas) para ré, o barco obviamente se deslocará para ré. Se neste momento girarmos o timão para boreste o leme e a popa se voltarão para:
Boreste
Sotavento
O través
Bombordo
Barlavento
None
73.
Qual das correlações abaixo está totalmente correta?
Boreste é o lado direito da embarcação, bombordo é o lado esquerdo da embarcação, avante fica na frente, a ré fica atrás
Través é o lado direito da embarcação, avante é a parte da frente da embarcação, a ré é a parte de trás da embarcação
Boreste é o lado esquerdo da embarcação, bombordo é o lado direito da embarcação, avante fica na frente, a ré fica atrás
Través é um dos bordos da embarcação, boreste é o lado direito da embarcação, bombordo é o lado esquerdo da embarcação
Bochecha é a parte do costado de um e de outro bordo entre o través e a popa
None
74.
A distância mínima de fundeio de qualquer embarcação para uma plataforma de petróleo é:
800 metros
200 metros
100 metros
500 metros
150 metros
None
75.
A classe de coletes que devo ter a bordo de minha embarcação está diretamente relacionada a(s):
Lotação estabelecida pelo estaleiro construtor
Quantidade de pessoas legalmente autorizadas a embarcar
Área de navegação onde minha embarcação se encontra navegando
Dimensões do barco e seu calado
Lotação estabelecida pela capitania dos portos
None
76.
Dentre as medidas apresentadas abaixo, qual que NÃO será alterada caso a carga da embarcação seja aumentada ou diminuída?
Borda livre
Pontal
Calado
Estabilidade
Deslocamento
None
77.
O que são cabeços em uma embarcação?
Equipamentos de comunicação interna.
Plataformas para embarque e desembarque de passageiros.
Pequenas embarcações de emergência.
Colunas de ferro montadas aos pares para dar volta às espias ou cabos de reboque.
Dispositivos de controle da direção do navio.
None
78.
De acordo com o Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos No Mar (RIPEAM), no meio de um forte nevoeiro uma embarcação detectou no radar a presença de outra embarcação por ante-a-vante de seu través, com risco de abalroamento, mas constatou que tem preferência sobre a embarcação detectada. Neste caso, ela deverá:
Soar dois apitos longos de dois em dois minutos e reduzir a velocidade ao mínimo que lhe permita manter seu rumo
Soar quatro apito curtos e reduzir a velocidade ao mínimo que lhe permita manter seu rumo
Soar toque de sino a vante, seguido de toque de gongo a ré
Soar um apito longo em intervalos não superiores a dois minutos e reduzir a velocidade ao mínimo que lhe permita manter seu rumo
Soar 3 badaladas distintas de sino reduzir a velocidade
None
79.
Um incêndio em um bote inflável fabricado em borracha sintética é considerado um incêndio da classe_____ e deve preferencialmente ser combatido com______:
C - Espuma
B - água
C - água
A - água
D - CO2
None
80.
Uma luz branca contínua situada tão próximo quanto possível da popa, ou no espelho de popa, visível apenas de quem vem de ré, num setor horizontal de 135º, chama-se?
Luz de mastro
Luz de popa
Luz de reboque
Luz de bordo
Luz de alcançado
None
81.
Quando um navegante vem se aproximando de uma bifurcação de canal e se depara com um balizamento de duas cores, e verifica que a maior profundidade está no canal de seu boreste, quais seriam as duas cores vistas pelo navegante?
Verde, com uma faixa horizontal encardada
Preta e amarela
Encarnada, com uma faixa horizontal amarela
Encarnada, com uma faixa horizontal verde
Preta e encarnada
None
82.
Assinale a alternativa correta
todas as afirmativas acima estão corretas
os coletes salva-vidas classe II são exigidos para embarcações costeiras e de alto-mar
São indicados para atividades esportivas de alta velocidade como: jet-ski, banana-boat, esqui aquático, windsurf, stand-up paddle, pesca esportiva e pequenos veleiros
a balsa classe II é exigida para embarcações classificadas como alto mar independente de seu comprimento
os coletes salva-vidas classe III são exigidos para embarcações de interior de porto
None
83.
O que é o "costado" de uma embarcação?
A área destinada ao transporte de carga.
O revestimento do casco acima da linha d'água.
O pavimento mais alto da embarcação.
A superfície interna das anteparas.
O equipamento de controle da direção.
None
84.
Deve-se pular de uma embarcação que está naufragando:
De pé, com os braços abertos
De pé, com uma das mãos segurando o nariz e a outra mão sobre o ombro oposto
De pé, com os braços voltados para baixo, colados ao corpo
De pé, com os braços voltados para cima, em prolongamento do corpo
De pé, com as mãos segurando os joelhos
None
85.
Uma boia com cores brancas e encarnadas em faixas verticais, indica:
Canal preferencial
Limite lateral de canal
Perigo isolado
Águas seguras
Área especial
None
86.
Qual é a definição de "calado" em uma embarcação?
A largura da seção transversal do navio.
O comprimento total da embarcação.
A distância vertical entre a superfície da água e a parte mais baixa do navio.
A altura total do navio.
A profundidade do porão do navio.
None
87.
De acordo com o Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamento no Mar (RIPEAM), em um canal estreito onde só haverá ultrapassagem segura se ambas as embarcações concordarem com a manobra, qual é o significado de dois apitos longos e seguidos de dois apitos curtos?
Embarcação fundeada em baixa visibilidade
Tenciono ultrapassá-lo por boreste
Tenciono guinar para bombordo
Concordo com sua ultrapassagem
Tenciono ultrapassá-lo por bombordo
None
88.
Na situação de rumos cruzados, quem tem preferência de passagem?
A que está empregando maior velocidade
A que avistar a outra pelo seu boreste, isto é, a que vê a luz encarnada da outra embarcação
A que avistar a outra pelo seu bombordo, isto é, a que vê a luz verde da outra embarcação
A que tem maior tonelagem, ou seja, maior porte (tamanho)
Nenhuma delas, as duas guinam para os bordos opostos
None
89.
O que se entende por "timão" em uma embarcação?
O aparelho que aciona o leme, dando dirigibilidade ao navio.
O mastro principal da embarcação.
A estrutura do convés.
O compartimento onde ficam as máquinas principais.
A plataforma de carga.
None
90.
Navegar com uma embarcação motorizada a menos de 200 metros das praias, em áreas reservadas a banhistas é considerado uma infração grave e seu condutor:
Terá sua embarcação apreendida ou leiloada
Será multado e detido
Terá sua embarcação apreendida
Será multado
Será multado e terá seu barco apreendido
None
91.
Durante a noite, num canal de acesso a algum porto, ao me deparar com uma luz branca com lampejos, posso estar diante de uma:
Boia de canal de acesso
Boia de perigo isolado
Boia de canal preferencial a bombordo
Boia lateral de bombordo
Boia lateral de boreste
None
92.
De acordo com o Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos no Mar (RIPEAM), em uma situação de rumos cruzados, com risco de abalroamento, entre um barco a vela e um barco a motor, ambos em movimento, quem deve manobrar para evitar um acidente da navegação?
Somente o barco a vela manobra
Ambos devem manobrar para bombordo
Ambos devem manobrar para boreste
A manobra deve ser feita pela embarcação que avistar primeiro
Somente o barco a motor manobra
None
93.
Assinale quais dos incêndios abaixo pode ser considerado um bom exemplo de incêndio classe "D":
Ventilador energizado em chamas
Limalhas de alumínio em chamas
Madeira em chamas
Gasolina em chamas
Estopa com óleo em chamas
None
94.
Qual o agente extintor mais efetivo em incêndios classe B e que também pode ser usado em um incêndio classe A?
Gás Halon
Gás carbônico
Espuma química
Pó químico
Água
None
95.
As despesas relativas ao recolhimento e guarda de uma embarcação apreendida será de responsabilidade do (a):
Proprietário ou armador
Capitania dos portos
Estaleiro construtor
Autoridade que apreendeu
Comandante
None
96.
Assinale a alternativa que corresponde ao sinal de águas seguras que é aquele sinal cego ou luminoso, é empregado para indicar a existência de águas navegáveis em todo o seu entorno, meio de um canal, um ponto de aterragem ou um ponto de espera:
O sinal de águas seguras é dotado de marca de tope, duas esferas pretas, uma sobre a outra.
O sinal de águas seguras apresenta sua estrutura pintada de preto com uma faixa larga horizontal amarela no meio e deve exibir como marca de tope, dois (2) cones na cor preta, um acima do outro, o superior com o vértice voltado para cima e o inferior com o vértice voltado para baixo.
O sinal de águas seguras apresenta sua estrutura pintada de amarelo com uma faixa horizontal preta no meio e deve exibir, como marca de tope, dois (2) cones na cor preta, um acima do outro, o superior com vértice voltado para baixo e o inferior com o vértice voltado para cima.
O sinal de águas seguras apresenta-se pintado com faixas verticais encarnadas e brancas e pode exibir uma esfera na cor encarnada como marca de tope.
O sinal de águas seguras apresenta sua estrutura pintada de amarelo na metade superior e de preto na metade inferior e deve exibir como marca de tope, dois (2) cones na cor preta, um acima do outro, ambos com vértices voltados para baixo.
None
97.
De acordo com o Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamentos no Mar (RIPEAM), em que situação você NÃO acenderá as luzes de bordos de seu barco durante o período noturno?
Navegando de ré
Rebocando
Fundeado
Com capacidade de manobra restrita e com segmento
Sem governo e com segmento
None
98.
Timoneiro é o tripulante que manobra a embarcação de esporte e recreio por ordem e responsabilidade do Comandante. Sendo uma embarcação a motor, o Timoneiro deverá ter idade superior a 18 anos e deverá ter no mínimo a habilitação de:
Motonauta
Mestre Amador
Capitão Amador
Arrais Amador
Mestre Arrais
None
99.
De acordo com o Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamentos no Mar (RIPEAM), em uma embarcação que navega em um canal estreito em que a ultrapassagem não é segura sem a concordância de ambos, qual é a sequência correta de apitos para indicar a intenção de ultrapassagem de outra embarcação por bombordo dela?
Um curto, um curto, um longo, um longo
Um logo, um curto
Um longo, um longo, um curto, um curto
Um longo, um longo, um curto
Um longo, um curto, um longo, um curto
None
100.
Um navegante amador habilitado para conduzir embarcações de esporte e/ou recreio entre portos nacionais e estrangeiros, sem restrições de área geográfica, é chamado de:
Motonauta
Capitão-amador
Arrais-amador
Veleiro
Mestre-amador
None
Time's up